O consumo excessivo do açúcar pode causar diabetes, obesidade, entre outras doenças. Ao consumirmos devemos conhece-los para escolhermos a melhor opção.

Abaixo separamos os 6 tipos mais famosos de açúcares:

1. Açúcar Refinado: Também conhecido como açúcar de mesa, é o mais utilizado hoje em dia. Durante o processo de refinamento, são adicionados alguns aditivos para chegar na sua coloração branca. Nesse processo, algumas vitaminas e sais minerais acabam sendo perdidos. Assim como o açúcar cristal, seus cristais são grandes, irregulares e transparentes ou levemente amarelados, fáceis de serem dissolvidos.


2. Açúcar Cristal: Passa por um processo de refinamento um pouco mais leve que o refinado, mas mesmo assim 90% das vitaminas são retiradas. Ele é o mais utilizado na culinária.


3. Açúcar Mascavo: É o açúcar que se apresenta na forma mais "bruta", não passa por processo de refinamento e por isso mantém alguns nutrientes da cana de açúcar, como ferro, ácido fólico e cálcio. Seus grãos são maiores, mais escuros e não são diluídos facilmente.

4.Açúcar Light: Esse açúcar é a mistura de açúcar refinado e adoçantes artificiais, assim o produto final tem um poder adoçante maior que açúcar comum e menos calórico.


5. Açúcar demerara: Esse açúcar é parecido com o mascavo, porém passa por um processo de refinamento sem aditivos químicos. Sendo assim, alguns minerais não são perdidos.


6. Açúcar orgânico: Esse açúcar não leva produtos químicos nem agrotóxicos em sua composição e também não passa por processo de refinamento.